sexta-feira, 8 de abril de 2011

Monteiro Lobato


A 18 de abril de 1882 em Taubaté, estado de São Paulo, nasce o filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro Lobato. Recebe o nome de José Renato Monteiro Lobato, que por decisão própria modifica mais tarde para José Bento Monteiro Lobato desejando usar uma bengala do pai gravada com as iniciais J. B. M. L.
Lobato escreveu obras de grande imaginação que se tornaram populares entre o público de todas as idades, fazendo a alegria de todos. Grande nacionalista preocupava-se com os problemas do país e o futuro deste tendo escrito além de ficção e várias outras sobre questões sociais, econômicas e políticas como Choque das Raças e Urupês.
Valendo-se de uma linguagem simples onde realidade e fantasia fundem-se, tornou-se o precursor da literatura infantil no Brasil. Sua obra mais famosa, Sítio do Pica Pau Amarelo, mostra um universo mágico em que os problemas do Brasil são tratados de forma metafórica ganhando uma versão para a televisão na década de 1970 que encanta crianças até hoje. È nesse cenário que se desenvolve grande parte da obra infantil de Lobato, tendo Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho, Saci e Cuca como personagens principais.

Um comentário:

  1. Bem lembrado! O que fizemos de especial nesse dia em prol da leitura? Que tal compartilhar uma leitura com alguém? ainda dá tempo!

    ResponderExcluir