O texto aborda as estratégias quem um bom leitor deve adquirir para que possa ter uma maior compreensão do texto. Mas, a autora ressalva que estas estratégias já estão em nosso consciente, pois a medida que vamos lendo estamos adotando uma estratégia de leitura.
A Autora cita as idéias de Valls (1980) que dia que a estratégia tem em comum com todos os demais procedimentos sua utilidade para regular a atividade das pessoas, a medida que sai aplicação permite selecionar avaliar , permitir ou abandonar determinadas opções para conseguir a meta a que nos propomos.
As estratégias de leitura são procedimentos de ordem elevada que envolvem cognitivo e o metacognitivo , no ensino elas não podem ser tratadas como técnicas precisas, receitas infalíveis ou habilidades especificas.
O ensino de estratégias de compreensão leitora tem três idéias associadas à concepção construtiva. A primeira considera a situação educativa como um processo de construção conjunta entre professores e alunos que podem compartilhar progressivamente significados mais amplos e complexos. A segunda idéia é a consideração de que, nesse processo, o professor exerce uma função de guia, à medida que deve garantir o elo entre a construção que o aluno pretende realizar e as construções socialmente estabelecidas e que se traduzem nos objetivos e conteúdos prescritos pelo currículo em vigor em um determinado momento. A terceira utiliza-se da metáfora do “andaime” para explicar o papel do ensino com relação à aprendizagem do aluno. Assim como os andaimes sempre estão localizados um pouco acima do edifício que contribuem para construir, os desafios o ensino devem estar um pouco além dos que a criança já seja capas de dissolver. As idéias de Collins e Smith (1980) são citadas no texto, onde consta que existem três etapas que podem contribuir para uma compreensão leitora, são elas: Etapas do modelo, o professor serve de modelo para seus alunos mediante sua própria leitura onde o lê em voz alta, comenta as duvidas, lembra o que falava o capítulo anterior. A segunda etapa é a participação do aluno onde ele tem liberdade de perguntar e a terceira é a etapa de leitura silenciosa na qual os alunos realizam sozinhos as atividades que nas fases anteriores, efetuaram com ajuda do professor: adota-se de objetivos de leitura, prever, formular hipóteses, buscar e encontrar apoio para as hipóteses, detectar e compensar falhas de compreensão.
Em suma, as estratégias são importantes para estabelecer uma linha de raciocínio, fazendo que haja um maior entendimento da leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário