terça-feira, 19 de abril de 2011

Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo)

Maria Mortatti

Maria do Rosário Longo Mortatti é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Marília) e importante pesquisadora da história do ensino da leitura e da escrita no Brasil.

Aprende-se a ler e a gostar de ler, aprende-se a ter satisfação com a leitura; aprende-se a acompanhar modismos de leitura; aprende-se a ter critérios e opiniões de leitura; aprende-se a julgar valores estéticos. A tudo isso se aprende lendo. Dentro e fora da escola.  A necessidade por parte dos alunos é imensa, e é preciso ensinar os alunos a gostar de ler, pois é lendo que se aprende a diversidade.
Podemos pensar que o gosto pela leitura da literatura desempenha importante função de desenvolvimento. É necessário que a aprendizagem signifique um desafio de conhecer o que não se sabe – o novo.
A imitação esta presente em todo processo de aprendizagem, e é dessa maneira que a criança aprende e penetra na vida social, e é dessa maneira que aprende a falar, a interagir no seu grupo, a satisfazer necessidades básicas. Valorizar o aluno e auxiliá-lo. È pela leitura que se conhecem e prendem os conteúdos de ensino; é pela leitura que se conhece e aprende, portanto, também a leitura. O texto literário pode contribuir para a formação do sujeito-leitor porque consegue atuar em zonas profundas, proporcionado a superação de conflitos internos e mobilizando a imaginação para a superação de problemas e de outras ordens. O texto literário lida com necessidades de imaginação e fantasias, onde se criam e se seguem regras voluntárias para satisfação do desejo.
Se o gosto se aprende, pode ser ensinado. Tudo que vem sendo e vai ser dito sobre a leitura da literatura precisa fazer parte da vida do professor.
Significa também que é preciso trazer a leitura para sala de aula para despertar o sabor de ler; que é preciso propiciar com condições para o prazer com satisfação de necessidades, para consciência da moda e do aspecto social da leitura e do gosto. Saber por que o aluno ou professor gosta deste ou daquele tipo de texto é um caminho importante a ser explorado. O professor é, concomitantemente, alguém que participa ativamente desse processo; alguém que ler, estuda, expõe sua leitura e seu gosto, tendo para com o texto a mesma sensibilidade e atitude critica que propõe a seus alunos.
A formação do gosto não se baseia em exercícios escolares de interpretação. É um conhecer para gostar. É um conhecer para agir.



4 comentários:

  1. Muito bom esse texto. Na verdade ele diz tudo.
    A leitura deve fazer parte da vida do professor, assim fica "mais fácil" de ser transmitido o interesse pela mesma.
    Sabemos que os pais também devem incentivar os filhos pela leitura, mais quando o incentivo vem de todas as partes é melhor.
    Continuem assim, trazendo textos interessantes.
    Parabéns pelo blog!
    Carla
    Abraços

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  2. Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Vi muita coisa interessante...
    Esse texto me chamou muito atenção. Concordo com Maria Mortatti quando ela diz que é preciso ensinar aos alunos o gosto pela leitura. Como educadoras, além de incentiva-los, devemos desafia-los a conhecer o novo.
    A leitura é muito importante para todas as idades. Não devemos e nem podemos impor que eles leiam, mais trazendo a leitura aos poucos e de maneira bem dinâmica e interessante eles vão pegando gosto pela mesma.
    É importante também deixar que eles mesmo escolham o que querem ler, mas não sempre... por isso a importância de despertar o desejo do novo.
    Vocês como futuras pedagogas estão no caminho certo. Continuem assim.
    Até mais!
    Paula

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  3. Muito bom o texto, podemos perceber a partir de sua leitura que o gosto de ler pelo aluno se torna mais real quando ele se sente motiva ou deseja aquela leitura, então o professor como mediador desse processo deve também possibilitar ao educando novos desejos.
    Òtima Iniciativa!continuem assim

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  4. AMEI ESTE TEXTO. SOU PROFESSORA DE ENSINO TÉCNICO, NO MEU PASSADO NO MEU PASSADO NÃO DAVA O DIGNO VALOR À LEITURA. AGORA OS ACESSOS SÃO MELHORES E DIRIGIDOS À NECESSIDADE DE CADA INDIVÍDUO. NÓS PROFESSORES, PRECISAMOS NORTEAR. PARABÉNS!

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