sexta-feira, 10 de junho de 2011

Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) promove o acesso à cultura e o incentivo à formação do hábito da leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. Desde que foi criado, em 1997, o programa vem se modificando e se adequando à realidade e às necessidades educacionais. Sob a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem recursos financeiros originários do Orçamento Geral da União e da arrecadação do salário-educação.
O PNBE atende, em anos alternados, à educação infantil e ao primeiro segmento do ensino fundamental e ao segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio. As obras distribuídas incluem textos em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro), obras em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de histórias em quadrinhos.
O PNBE também fornece um acervo aos professores, com materiais de apoio teórico e metodológico para o trabalho do docente em sala de aula e contribuir como ferramenta para o planejamento de suas aulas.

Critérios de seleção dos livros

Obedecendo ao que foi previsto no edital do PNBE/2008, deveriam ser selecionadas, para cada acervo, obras em cada um dos três agrupamentos seguintes
1.      Textos em verso – poemas, quadras, parlendas, cantigas, travalínguas, adivinhas;
2.      Textos em prosa – pequenas histórias, novelas, contos, crônicas, textos de dramaturgia, memórias, biografias;
3.      Livros de imagens e livros de histórias em quadrinhos, dentre os quais se incluem obras clássicas da literatura universal, artisticamente adaptadas ao público da educação infantil e das séries/anos iniciais do ensino fundamental.
Além de constituir cada acervo com diferentes categorias de livros e diferentes gêneros de textos, os livros também passam pelo critério de qualidade para ser selecionados. São eles:
1.      Qualidade textual: que se revela nos aspectos éticos, estéticos e literários, na estruturação narrativa, poética ou imagética, numa escolha vocabular que não só respeite, mas também amplie o repertório lingüístico de crianças na faixa etária correspondente à Educação Infantil;
2.      Qualidade temática: que se manifesta na diversidade e adequação dos temas, no atendimento aos interesses das crianças, aos diferentes contextos sociais e culturais em que vivem e ao nível dos conhecimentos prévios que possuem;
3.      Qualidade gráfica: que se traduz na excelência de um projeto gráfico capaz de motivar e enriquecer a interação do leitor com o livro: qualidade estética das ilustrações, articulação entre texto e ilustrações, uso de recursos gráficos adequados a crianças na etapa inicial de inserção no mundo da escrita.
Foi ainda critério para constituição dos acervos a seleção, entre as obras consideradas de qualidade, nas três categorias – prosa, verso e imagem –, daquelas que representassem diferentes níveis de dificuldade, de modo a atender a crianças em diferentes níveis de compreensão dos usos e funções da escrita e de aprendizagem da língua escrita, possibilitando formas diferentes de interação com o livro: a leitura autônoma pela criança (de livros só de imagens, de livros em que a imagem predomina sobre o texto, reduzido este a poucas palavras), e a leitura mediada pelo professor.
No site do Ministério da Educação (MEC) podemos ter acesso aos títulos dos acervos disponibilizados pelo PNBE nas escolas da rede pública.

Um comentário:

  1. Gostei do post! Informações importantes pra quem quer trabalhar com esse acervo na escola. Estou esperando o post dos sussurradores!
    Ab.

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